II – ÁREAS MOTIVACIONAIS

 

 

02 – FATORES EXTERNOS – GN.2:24 Atentando bem para este versículo, entendemos logo que uma só carne, é formada por um homem e uma mulher e não existe um terceiro e nem terceiros. “DEIXA”, é uma mudança na maneira de interagir com tudo e com todos, nos mais diversos aspectos em 03 áreas importantes: emocional, econômica, geográfica.

 

 I – EMOCIONAL

 

É uma mudança no modo de relacionarem-se com terceiros, evitando influencias sentimentais impróprias que poderão atrapalhar a vida do casal.

 

As mulheres deverão mudar suas maneiras de relacionarem-se com seus pais, agora a sua submissão é a seu marido. 5:22.

 

Os homens deverão mudar suas maneiras de relacionarem-se com seus pais, agora a sua responsabilidade é com sua esposa. EF.5:25.

 

Determinadas expressões afetivas familiares deverão ter um foco novo e muitas deverão desaparecer.

 

Agora os cônjuges não são mais um simples filho ou filha que nutrem as expectativas de ter um matrimônio; é hora de vivenciá-lo com todos os seus direitos e obrigações.

 

Muitos vínculos e costumes impróprios deverão acabar.

 

II – ECONÔMICA     

 

Você agora tem uma nova função cujo autor é o próprio Deus, pois a idéia nasceu d’Ele.

 

Vocês agora não fazem parte da família dos seus pais como era antes.  São futuros ou atuais genitores de uma nova família, a sua. A área

 financeira terá que ser sabiamente administrada.

 

A honra, a dignidade, o sustento, a educação, a repreensão, realização, a felicidade desta nova família, financeiramente, dependem de vocês.  Isso simplifica a série de mudanças que deverão ocorrer, para melhor.

 

III – GEOGRÁFICA

 

É uma mudança do lugar de moradia. É muito importante que um deslocamento desta natureza aconteça, não havendo impedimento grave.

 

O relacionamento conjugal  é independente.

 

–  Livres para exercícios de dependência conjugal mútua, sem “aquelas’ interferências diretas.

 

–  Livres de interferir ou de sofrer interferências de  terceiros, para irem aprendendo a lidar com suas próprias dificuldades. Há casos que são exceções.

 

–  Livres no tempo e espaço para amar.       

 

Livres no tempo e espaço para conversar.

 

–  Livres no tempo e espaço para se conhecerem melhor.

 

–  Livres no tempo e espaço para uma agenda própria.

 

–  Livres no tempo e espaço para trabalhar melhor.

 

–  Livres no tempo e espaço para orações, estudo da Palavra e para servir a Deus.

 

SITUAÇÕES DIVERSAS 

 

Pais, mães, avós, tios, filhos, sogros, primos e amigos não podem se meter na vida do casal. Muitas vezes estas pessoas só querem ajudar em alguma coisa, mas acabam atrapalhando.

 

O casal deverá desligar-se de dependências ou influencias dos outros e se apoiar mutuamente.

 

A esposa não deve mais procurar a segurança do papai, e sim a do marido e ele deve estar pronto para oferecer esta segurança que ela precisa.

 

O marido não deve mais achar que só o cuidado e a comidinha da mamãe é que são os melhores do mundo, ele deve se agradar do cuidado da sua esposa e esta deve cuidar bem dele.

 

Os problemas agora são resolvidos pelo casal e não pelos pais.

 

O casal pode procurar auxílio quando acharem necessário somente se os dois concordarem em compartilhar os seus problemas com os pais.

 

O marido ou a esposa não deve ficar falando dos problemas de seu relacionamento para os outros sem acordo para isto, a não ser que seja em um aconselhamento pastoral. 

 

SITUAÇÕES FAMILIARES

 

Quando somos solteiros prometemos pra nós mesmos que não vamos fazer aquilo que o pai ou a mãe fazia e nós achávamos errado. De repente nos vemos fazendo tudo aquilo que não queríamos fazer, e a justificativa sempre é que herdamos o gênio do pai ou da mãe, avó, tia etc.

 

A verdade é que agimos como queremos agir, basta querermos mudar, orar a Deus e nos esforçarmos para fazer a coisa certa.

 

Não se acomode dizendo que herdou o jeito de bravo falar  do seu pai, ou a mania de cobrar da sua mãe. “Deixará o homem (mulher), pai e mãe...” deixar significa também largar os velhos hábitos de família e formar a sua família de uma maneira nova e única.